segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que é Visão de Futuro?

Caros amigos, lendo a reportagem do Prof. Dr. Nicolélis sobre a falta de visão de futuro dos políticos do RN - http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/miguel-nicolelis-sinto-me-decepcionado/153883 - fiquei meditando sobre o que seria essa tal de visão de futuro...e de repente, não mais de que de repente, lembrei-me de algo que ocorrera no ano de 1993 quando concluía o XVI Ciclo de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra realizado aqui mesmo em Natal. A nossa Monografia versava sobre um projeto de desenvolvimento para o município de São Gonçalo do Amarante e estávamos todos discutindo-a em uma casa de uma participante do Curso, que, por coincidência, era titular da pasta da Secretaria de Saúde deste município. Propostas iam, propostas vinham e não tínhamos conseguido chegar a um acordo sobre quais seriam as melhores idéias para alavancar a economia de São Gonçalo do Amarante que, naquele tempo, somente tinha de relevante o ICMS das indústrias ali instaladas e que ainda hoje permanecem no seu Distrito Industrial.Queríamos algo mais, inovador e economicamente viável.
Foi quando um dos participantes - não lembro mais quem fora - teve a idéia de mostrar o tema de nossa Monografia para o Ex-Governador Cortez Pereira, responsável pela idealização e implantação das colônias agrícolas de Serra do Mel, uma espécie de kibutz potiguar. O Ex-Governador aceitou a tarefa e, dias depois, foi apresentada aos membros do grupo a sugestão que ele nos tinha ofertado: O investimento no turismo religioso dos mártires de Uruaçu.
Em 2006, o Governo Estadual, através da Lei 8913/2006,tornou o dia 03 de outubro como feriado estadual em memória dos mártires de Uruaçu e Cunhaú, sendo este devido também ao massacre religioso ocorrido em Cunhaú, distrito de Canguaretama.
Hoje, este é um dos maiores eventos religiosos do nosso Estado atraindo multidão de fiéis e turistas de várias regiões do país.
Isto é, a meu ver, um exemplo perfeito do que seja Visão de Futuro, infelizmente tão rara em nossos cegos políticos (olhem aí o pleonasmo!! se são cegos é claro que são raras!).
Oxalá o Povo curem a todos eles com o Colírio VotoCertoFichaLimpa e com a Injeção BotaForaAgora NoOlhoDelesQueÉRefresco!

Um comentário:

  1. Realmente, esses políticos deveriam ter, além de muito conhecimento geral, compromisso com a sociedade, prazer em servir e não apenas de serem servidos!
    Uma lástima realmente! Que o povo expulse essa gentalha do poder!!

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade para opinar, criticar, sugerir...