terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ayrton Senna não merece essa "homenagem"...

(Fotografia de Larissa Cavalcante)

Alguém pode estranhar o título deste post, mas depois de esclarecido sei que vão concordar. Moro na Zona Sul de Natal (um pouco mais ao Sul, já em Parnamirim) e utilizo, assim como milhares de pessoas, a Av. Ayrton Senna como principal via de tráfego rodoviário de ligação entre a Zona Sul e a Av. Eng. Roberto Freire, de onde se pode, a partir desta, acessar as praias do Litoral Sul (Ponta Negra, Pirangi do Norte, etc) e o centro de Natal. Pois bem, esse deslocamento diário tem se tornado um tormento, tanto para mim como para todos cidadãos (cidadãs inclusas), seja de carro, de ônibus ou a pé.A Avenida está totalmente entregue às baratas, ou melhor, acho que entregaram aos ratos, tamanha a quantidade de buracos. O pavimento asfáltico tem mais ondulações e desníveis do que pista de motocross. O pior é que ninguém faz nada para mudar este quadro, nenhum órgão público se manifesta, sequer se pronunciam.
Para completar ainda mais esta via dolorosa, os sinais de três tempos no cruzamento com a Av. das Alagoas e o do cruzamento com a Av. Abel Cabral tem uma característica inusitada: O trânsito flui mais quando o sinal fecha do que quando ele está aberto - obra de sincronização "perfeita".Mais curioso ainda é que os sinais permanecem fechados por mais tempo para quem se desloca de manhã para o trabalho, escola ou faculdade (sentido Zona Sul-Centro), do que para quem retorna de alguma farra, ou quiçá, de algum trabalho noturno. Não entendo essa prioridade...
E os canteiros? servem só para dividir as pistas, não é verdade?? errado! contribuem, quando arborizados, para reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera e, assim, proporcionar que a nossa cidade possa, ainda, ostentar o título de "ar mais puro da América".Mas isso, quando arborizados!! Na Av. Ayrton Senna o que se vê são canteiros com pouquíssima vegetação, sem gramados, traçados mal-feitos e mal-sinalizados...qualquer descuido e você sobe em um canteiro, principalmente aqueles das rotatórias (aquele do Cidade Verde tem que ser morador antigo ou adivinho para saber onde se faz a curva para adentrar nesse bairro).
E pensar que teremos uma Copa do Mundo aqui...se nada for feito, a família do nosso querido Ayrton Senna irá pedir para mudar o nome da Avenida. O Ayrton (logo ele, Rei das pistas) não merece essa homenagem.
Se você pensa que é exagero, faça o teste meu amigo e depois comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem à vontade para opinar, criticar, sugerir...