quarta-feira, 2 de julho de 2014

O ABC para os gestores públicos em três lições.

" Eu vou te ensinar o ABC"


Essa é uma frase de uma canção famosa do cantor Beto Barbosa, mas que poderia ser dita várias vezes para os nossos queridos gestores. Gestores esses, políticos em sua maioria, que parecem que nunca aprenderam o bê-a-bá de como administrar uma cidade, Estado ou país.
Vamos começar com um exemplo bem simples e atual: as enchentes que invadem milhares de lares e o deslizamento de terras em regiões densamente povoadas.
Consideraremos que já haviam moradores nessas regiões e que, por isso, não puderam evitar a ocupação desordenada. Consideraremos também,tudo para facilitar o aprendizado do ABC, que não havia como contratar fiscais para notificar essas pessoas que ali se instalaram sem a autorização dos órgãos públicos.
Feitas essas considerações, iniciemos a lição:

Lição 1:

Como evitar,então, esses alagamentos e deslizamentos de terra?

R. Drenagem,saneamento, readequação da capacidade hídrica das lagoas, limpeza contínua das galerias e lagoas,construção de muros de arrimo no entorno das lagoas, de acordo com a capacidade excedida constante nos últimos relatórios, reflorestamento, e,por o último, mas não menos importante, monitoramento e fiscalização permanente.

Lição 2:

Se já ocorreu o desastre, o que fazer?

R. Socorrer as vítimas, lógico! depois, fazer a lição anterior. Se for em regiões, originalmente, de proteção ambiental, construir novas residências em áreas habitáveis dotadas de tudo o que foi especificado na Lição 1.

Lição 3:

Como prever novos desastres?

R. Se já aprenderam a Lição 1, dificilmente ocorrerão novos desastres. Porém, como nem tudo é perfeito, e à prova de erros, comecem criando uma Câmara de Monitoramento responsável por evitar a ocorrência de sinistros e de fiscalizar a ordenação urbana, com interação constante com os demais órgão da administração pública, entidades de pesquisas e com os conselhos comunitários.

Concentrem-se nessas três lições e, com o tempo, verão como lhes foi útil aprender o ABC.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem à vontade para opinar, criticar, sugerir...